* Obstipação

É um transtorno funcional que afecta negativamente a frequência das deposições e consistência das fezes. É determinada pela dificuldade de defecar que, ao reduzir a sua frequência, favorece o endurecimento excessivo das fezes. Estas, por sua vez, endurecidas e estancadas no recto, são difíceis de evacuar.
No geral , as causas da obstipação são funcionais. Dado que a defecação é um acto em que intervêm vários factores - sensação de plenitude, reflexo condicionado e elemento motor como movimento do intestino, relaxação muscular dos esfíncteres, pressão abdominal- a alteração de qualquer deles pode provocá-la. Deste modo, a partir de uma dieta pobre em fibras até a uma alteração nos hábitos, trasntornos emocionais ou psiquícos ou mudanças hormonais podem ser causa de obstipação.
Assim como as lesões neurológicas e orgânicas (fissuras anais, hemorróidas, tumores, etc) , embora estas últimas possam ser , por sua vez, consequência da dificuldade para a defecação.
A obstipação permanente pode evoluir danificando as paredes anais e produzir fissuras e hemorróidas, que , por sua vez, dados os incómodos que produzem, levam a evitar a evacuação e , em consequência, ao estancamento e endurecimento das fezes.
Os sintomas mais comuns da obstipação são uma sensação incómoda de enfartamento, e dor anal depois da evacuação, que aumenta no caso de fissura anal ou de hemorróidas.O Centro de Medicina Natural dispõe de meios técnicos (HIDROCOLON-limpeza intestinal)e remédios naturais para normalizar o bom funcionamento intestinal.Consulte-nos. CMN