* Osteoporose

A osteoporose é um processo degenerativo pelo qual os ossos perdem a densidade ao formarem-se poros no seu interior. Os ossos afectados por esta enfermidade tendem a reduzir-se e a tornarem-se mais frágeis e propensos às fracturas.
Esta é uma enfermidade cujos riscos de sofrimento aumentam com a idade. De modo geral, quase todas as pessoas a partir dos 35 anos começam a perder massa óssea respondo-a em parte. Mas, a partir dos 55 anos, esta substituição torna-se cada vez mais difícil, e a osteoporose chega a afectar 10% dos homens e 25% das mulheres, nestas sobretudo depois da menopausa, quando os ovários deixam de produzir estrogénio (hormona feminina), que flui na conservação dos ossos.
A principal causa da osteoporose é a perda de proteínas e de cálcio nos ossos associada ao enfraquecimento do processo físico/químico de remodelação óssea. Este processo comporta a destruição e a reconstrução contínuas do tecido ósseo que mantém o estado são dos ossos. Também a falta de actividade física e doenças como a artrite reumática e a asma, bem como a administração prolongada de corticóides, contribuem, de forma importante, para o desenvolvimento da osteoporose.
Sintomas:
A absorção das proteínas e do cálcio antes de se completar a restituição do tecido ósseo provoca o alargamento dos canais entre as células ósseas, formando-se grandes poros entre os tecidos fibrosos que constituem a matéria sólida do osso. Isto leva o osso a perder peso e a tornar-se menos denso e mais frágil e susceptível de quebrar, especialmente pulsos, ancas e fémur. O efeito da osteoporose sobre a coluna vertebral provoca o encurvamento ou a curcunda, características das pessoas idosas.Além de tratamento específico o Centro de Medicina Natural dispõe também de produtos naturais que atenuam os efeitos da osteoporose regenerando e controlando a perda de massa óssea.Recomenda-se préviamente fazer uma Densitómetria óssea afim de avaliar a massa óssea e eventuais lesões resultantes deste problema. Consulte-nos.CMN